terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pousada Siriara

Por Débora Queirós
Hoje encerro minha colaboração com a empresa Siriara (não totalmente) e vim contar pra vocês essa história. Foram mais ou menos três meses de planejamento e esforço, o resultado nos surpreendeu demais e de verdade, estou bastante orgulhosa. Confesso que  praticar o que aprendemos na sala de aula, é uma tarefa complicada, principalmente quando envolve uma marca verdadeira, algo que será criado a partir das suas ideias, não é mole. E hoje, finalmente posso contar a vocês o processo criativo e a finalização da  marca "Pousada Siriara".
O desafio nos foi dado na semana de provas do semestre,  por conta disso, não encontrávamos tempo para nos reunir (todas juntas). Foi em uma tarde de estágio que eu e Marina começamos a rabiscar algumas ideias em uma folha de caderno. A Pousada ficava de frente para a praia, o que de cara criaríamos era um pôr do sol, um mar e uma terra de fundo. Riscamos todas essas ideias obvias e começamos a tentar fazer algo mais abstrato.
Criamos alguns elementos que tentassem representar o mar, o sol e a jangada. E que tal fazer isso apenas com cores? Seguindo nessa linha de raciocínio, fizemos o esboço, contornamos e fomos aplicando as cores até chegar nos tons ideais. 
Cores finalizadas e mais dúvidas "Junta tudo ou deixa separado?", "Fonte pesada ou fonte suave?", "Tira os contornos ou não?". Gente, vocês não imaginam o tanto que quebramos a cabeça com isso. Dai que finalmente decidimos (depois de uma rápida pesquisa pelo NIC) que seria a fonte pesada (grossa) e os objetos separados. Obs: Foi acrescentado acima do nome Siriara a palavra POUSADA.
Resolvemos então fazer uma segunda opção pro cliente. Imaginamos... já que o nome Siriara vem dos Siris Brancos da região, que tal criar o mascote? Um siri branco, fofo e autêntico. Lápis, Contrastes, Vetor. Mais brincadeirinhas e eis que surge o pequeno mascote da pousada. Será que o cliente aprovaria?
Mais uma pesquisa colaborativa foi realizada e percebemos que muita gente (sem o nome pousada) de cara, pensava que se tratava de um restaurante. Tentamos amenizar, discutimos, defendemos nossa ideia, mas no final "o cliente sempre tem razão". E ele, assim como os outros, pensaram que poderia confundir a pousada com um restaurante, dai que a ideia do Siri foi descartada.
Foto: Débora Queirós
A partir dai, entregamos a marca para o cliente e pronto, trabalho finalizado. A logo ficou clara pra todo mundo? O azul claro em cima representa o céu, o azul escuro o mar, o branco a jangada e o laranja o pôr do sol, que também se transforma na Ponte da Barra, na qual está localizada em frente da pousada. Aprovaram?
Da pra imaginar nossa emoção ao passar pelo local e poder dizer "foi nós que construímos essa marca". Para um publicitário, vê seu trabalho reconhecido é um dos maiores prazeres que se poder ter. Hoje agradecemos sem dúvida, a confiança que nos foi depositada e dizermos com orgulho de que fizemos um trabalho bem feio. 
Mas, o trabalho não parou por ai. Depois da marca finalizada, fiquei responsável pela criação do site da empresa. Consigo me dar bem com HTML e afins, mas apenas o básico, pegando layouts prontos e fazendo as modificações necessárias. A Pousada merecia algo profissional, foi ai que conheci o wix, que dá toda a assistência e comandos de um site super bacana.
Foram necessários dois dias para a realizações das fotos. Um dia ensolarado e outro nublado, as fotos ficaram super interessantes e a partir dai consegui montar a parte visual do site. Se vocês notarem, a cor laranja da marca inicial, foi substituída por amarelo, não foi uma decisão nossa, mas do cliente. A partir dai, todo o site foi pensado nessas cores e graças a Deus, que hoje ele está no AR, com todas as alterações concluídas. Deu trabalho, mas foi extremamente gratificante. E ai, gostaram?

8 comentários:

  1. Que maravilha ver essas meninas tão jovens colocando em prática suas teorias. Sei que o tempo não é aliado nesse trabalho árduo, mas vocês demonstraram que tem capacidade e profissionalismo. Parabéns pela dedicação e pelo resultado desse belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigaaaada. Ainda terão muitas coisas pela frente, se Deus quiser. *-*

      Excluir
  2. Nossa, que emocionante *-*
    Vocês passaram a história passo a passo pra nós, deu pra sentir o entusiasmo e tudo mais rs

    Vem conhecer o meu blog? ><
    ingridgleize.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Ingrid? haha' Que bom que conseguimos compartilhar isso com você. *-*

      Excluir
  3. PQP, que linnnndo! (me desculpem o palavrão!). Publicidade durante um bom tempo foi um grande desejo mu de curso na faculdade, porque eu adoro o meu lado criativo e queria colocá-lo em prática, mas, o mercado de trabalho na minha região não é muito bom, então desisti. Mas sabe qu estou pensando em voltar? O trabalho de vocês ficou lindo e isso é bem algo que eu gostaria de fazer. Parabéns!

    Beijos,

    garotasemcliches.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não desiste nãooo, Camylla. Volta a pensar nisso sim, se realmente você gosta com certeza haverá mercado. O importante é fazer aquilo que te faz bem. ;D E muitíssimo obrigada MESMO.

      Excluir

 

Sofá de Onça Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos